Nova Campanha de Sensibilização | A Última Palavra

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Assinalando o Dia Europeu da Vítima de Crime, em conjunto com as celebrações do Mês da Internet Mais Segura, a APAV apresenta uma campanha de sensibilização acerca de burlas românticas online. Esta campanha foi desenvolvida mecenaticamente pela Agência McCann. 

A campanha pretende aumentar a consciencialização acerca de uma das mais recentes formas de cibercriminalidade, que ocorre quando alguém se faz passar por outra pessoa online, criando uma ligação emocional e afetiva, recorrendo a essa relação pessoal para enganar a outra pessoa e obter dinheiro, informações pessoais ou outros benefícios do/a parceiro/a romântico/a virtual.

Este tipo de fraude pode ocorrer em diferentes plataformas online, incluindo sites de encontros, redes sociais, aplicações de troca de mensagens e ainda jogos online, e são especialmente perigosas porque muitas vezes as vítimas se sentem emocionalmente envolvidas com a outra pessoa e acabam por mais facilmente partilhar informações pessoais e financeiras.

As campanhas de sensibilização podem ajudar a prevenir novas situações de vitimação ao capacitar o público para identificar as técnicas usadas nestas situações, bem como para relembrar a importância de tomar precauções de segurança online. Além disso, essas campanhas podem incentivar as vítimas a denunciar estes crimes às autoridades competentes e procurar ajuda para lidar com as consequências emocionais e financeiras da fraude.

Estas burlas românticas, também conhecidas como romance scams, impactam a vítima não apenas financeiramente, mas também fortemente do ponto de vista emocional, pois muitas destas vítimas criam fortes laços românticos com estes cibercriminosos/as, acabando por se sentirem traídas, deprimidas e envergonhadas por terem sido enganadas.

Como funcionam as Burlas Românticas?

O primeiro contacto ocorre regra geral através de sites ou aplicações de encontros. No entanto, os burlões recorrem cada vez mais às redes sociais para fazer o primeiro contacto com a vítima, preferencialmente perfis de vítimas que estão públicos e que contêm muita informação pessoal.

Depois de enviarem o pedido de amizade, através de um perfil falso, e este ser aceite pela vítima, a pessoa, através do seu perfil falso, contacta a vítima por mensagem privada e tenta estabelecer uma relação de confiança com a mesma. Depois de estabelecida esta relação, é criada uma narrativa fictícia como forma de pedir dinheiro à vítima — seguindo-se o desaparecimento do perfil e, consequentemente, do/a suposto/a parceiro/ virtual.

Como conseguimos identificar uma Burla Romântica?

Embora as formas de operar destes/as cibercriminosos/as possa variar, existem certos elementos que são transversais neste tipo de esquemas:

  • A pessoa diz sempre que se encontra fisicamente distante, e existem sempre muitas dificuldades em encontrar-se presencialmente com a vítima;
  • O perfil desta pessoa parece sempre demasiado bom para ser verdade, para além de conter pouca informação sobre a pessoa em causa — e, quando tem, os interesses e hobbies são muito parecidos (se não idênticos) com os da vítima;
  • A relação tende a acontecer de uma forma muito apressada, e existe uma urgência por parte da outra pessoa para que as comunicações passem para plataformas de mensagem instantânea como Whatsapp;
  • As promessas de ir visitar a vítima são sempre quebradas. Até pode pedir à vítima que pague bilhetes de avião e alojamento, mas depois nunca aparece;
  • Solicita dinheiro à vítima sem nunca se terem conhecido presencialmente;
  • As transferências monetárias são sempre feitas por métodos específicos — transferências bancárias, cartões presente, ou é solicitado à vítima para criar contas bancárias para ela própria receber dinheiro, e depois transferir para outras contas — nestes casos a própria vítima poderá estar a facilitar esquemas de branqueamento de capitais, com o seu desconhecimento.

7 Dicas da Linha Internet Segura para evitar ser vítima de Burlas Românticas Online:

  1. Tenha atenção aos identificadores acima mencionados de que poderá estar a ser vítima de uma burla romântica;
  2. Avalie a sua presença online, reveja as definições de privacidade das suas redes sociais, e não partilhe demasiada informação da sua vida pessoal — lembre-se de que quanto mais informação sua estiver disponível online livremente, mais fácil é criar uma narrativa para ganhar a sua atenção e a sua confiança;
  3. Leve as suas relações online com calma, suspeite de pedidos de casamento ou mesmo demonstrações de amor, em fases muito precoces do seu contacto com alguém online. Sobretudo evite partilhar fotos ou vídeos íntimos, pois estes são muitas vezes utilizados como forma de extorsão quando a vítima nega o pagamento; 
  4. Faça a sua própria investigação, tente avaliar o perfil da pessoa que o/a está a contactar e tente responder a estas perguntas: a pessoa tem muita informação no seu perfil?, tem muitos seguidores/as?, se pesquisar o nome do perfil no motor de busca da aplicação vão aparecer outros perfis com o mesmo nome ou com ligeiras variações do nome, mas as fotos de perfil são as mesmas?, se fizer uma pesquisa da foto de perfil da pessoa que me contacta, aquela foto vai aparecer associada ao nome de outras pessoas?
  5. Se lhe forem feitos pedidos de ajuda monetária, encaminhe a pessoa para outros serviços que possam ajudar; se a pessoa estiver no estrangeiro, os consulados ou embaixadas saberão ajudar melhor a pessoa, principalmente se é alguém que acabou de conhecer;
  6. Pare de comunicar com a pessoa e denuncie junto da aplicação — ao fazê-lo estará a garantir que pelo menos aquele perfil não o/a voltará a contactar como a evitar que outras pessoas venham a interagir com o/a burlão.
  7. Caso tenha dúvidas relativamente à legitimidade da pessoa com quem está a falar online, peça ajuda a alguém da sua confiança ou entre em contacto com a Linha Internet Segura.

A Linha Internet Segura poderá ajudá-lo/a a perceber se se trata de uma burla e a proteger-se quando fala com alguém online que ainda não conhece presencialmente. A Linha Internet Segura está disponível através do número 800 21 90 90 (dias úteis entre as 8h e as 22h) ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O apoio é confidencial e gratuito. 

APAV participa no último evento formativo do projeto Protect

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Encontra-se a decorrer, entre 14 e 17 de março, o último evento formativo transnacional do projeto Protect, desta vez na Facultat de Geografia i Història, da Universitat de Barcelona. A equipa da APAV que marca presença é composta por Ana Castro Sousa, Frederico Marques, Natália Cardoso, Rita Bessa, Rosa Saavedra e Teresa Bettencourt.

Ao longo do último ano e meio, a parceria do projeto Protect investiu no desenvolvimento de conteúdos formativos e de um sistema de aprendizagem interpares que pretende potenciar e melhorar as competências dos/as profissionais dos serviços de apoio à vítima e dos serviços de justiça restaurativa na promoção e proteção dos direitos das vítimas de crime, à luz das disposições e exigências decorrentes da Diretiva das Vítimas. A APAV e os demais parceiros do projeto Protect – Associazione Spondé Organizzazione non lucrativa di Attività Sociale (Itália), European Forum for Restorative Justice (Bélgica), Forum pour une Justice Restauratrice et pour la Mediation (Bélgica), Universitat de Barcelona (Espanha), Victim Support Europe (Bélgica) e Waage Hannover (Alemanha) – tiveram a possibilidade de desenvolver e ativamente partilhar conhecimento, metodologias de formação comuns, fomentar as competências profissionais, debater questões fraturantes e estabelecer caminho para possíveis sinergias entre as duas áreas de atuação.

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Assinalando o Dia Europeu da Vítima de Crime, a APAV lança uma nova campanha de angariação de fundos. A campanha foi desenvolvida pela Arrepio Produções e surge no âmbito do Projeto Capacitar APAV, que é co-financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s, suportado pelos países financiadores do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Em Portugal, este programa é gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.

Saiba como fazer o seu donativo aqui.

Renovação do Protocolo dos GAV DIAP de Braga e Faro

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O Ministério da Justiça e a Procuradoria-Geral da República renovaram o protocolo com a APAV, celebrado em 2019, respetivo aos Gabinetes de Apoio à Vítima (GAV) nos Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) das comarcas de Braga e Faro.

Os protocolos, entre o Estado, a Procuradoria-Geral da República e as Organizações Não Governamentais foram assinados a 8 de março no Ministério da Justiça, com a presença da Ministra Catarina Sarmento e Castro e da Procuradora-Geral da República Lucília Gago.

Na mesma cerimónia, foram também renovados os protocolos existentes com a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), no contexto da cooperação que suporta os gabinetes já existentes, e assinados novos protocolos, que vêm criar dois novos Gabinetes de Apoio à Vítima (GAV), cuja rede passa a ser formada por um total de oito gabinetes. Esta expansão do serviço vai permitir aumentar a resposta de proximidade às vítimas de violência doméstica.

No ano passado, esta rede de GAV DIAP, com presença em seis comarcas, realizou mais de 9.500 atendimentos e apoiaram 1.619 vítimas. O crescimento da rede dos GAV vem contribuir para consolidar uma política articulada de apoio às vítimas, com impacto ao nível dos diferentes eixos de intervenção relacionados com os fenómenos criminais violentos.

GAV DIAP Braga
Tribunal Judicial de Braga
Praça da Justiça

GAV DIAP Faro
Tribunal Judicial da Comarca de Faro
Rua Antero de Quental, 9

APAV Notícias #144 | Março 2023

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A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das atividades mais recentes da Associação. A edição #144, de março de 2023, reúne informação sobre: o Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo, o protocolo de colaboração com o Patriarcado de Lisboa e a renovação do protocolo dos GAV DIAP de Braga e Faro. A newsletter inclui ainda vários destaques.

Consulte aqui a newsletter:
APAV Notícias #144 | Março 2023