Estatísticas APAV | Rede CARE 2016-2020

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A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta as Estatísticas APAV | Rede CARE 2016-2020, um relatório onde podem ser consultados os dados relativos ao trabalho da APAV no apoio especializado a crianças e jovens vítimas de violência sexual.

O apoio especializado a este tipo de vítimas surgiu em 2016 com o arranque do Projeto CARE e ao longo de cinco anos de resposta especializada nota-se um crescimento contínuo do número de pedidos de apoio.

Entre 2016 e 2020 foram apoiados/as 1.599 crianças e jovens, 173 familiares e amigos/as e realizaram-se 21.938 atendimentos. Estes números representam uma média mensal de 27 novos processos e 365 atendimentos.

No que à denúncia dos atos violentos diz respeito, 76,4% das situações reportadas foram denunciadas às Autoridades Policiais e/ou aos Tribunais, sendo que em 13,3% das vezes essa denúncia partiu da APAV.

De notar que a Rede CARE apoiou crianças e jovens vítimas de violência sexual residentes em 197 dos 308 concelhos de Portugal – o equivalente a 64% dos concelhos –, o que significa um aumento da abrangência do apoio face aos anos anteriores.

Além do apoio direto às vítimas de crime e violência, esta rede de apoio especializado tem desenvolvido um trabalho contínuo de formação e sensibilização, tendo, especificamente nesta última, abrangido quase 18.000 participantes.

A Rede CARE nasce do Projeto CARE – rede de apoio especializado a crianças e jovens vítimas de violência sexual, que arrancou em 2016 e conta com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian desde o seu início. Como acontece com outras redes especializadas da APAV, a Rede CARE parte do modelo de apoio da APAV para o desenvolvimento de procedimentos próprios, específicos e adequados a esta tipologia de crime.

Estatísticas: Apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual 2016-2020

APAV lança campanha para prevenção de burlas durante os Censos 2021

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Os Recenseamentos da População e da Habitação – CENSOS - destinam-se a obter informação estatística atualizada sobre toda a população residente, as famílias e o parque habitacional.

Para ajudar a tornar este processo mais seguro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lança uma campanha com informações sobre os procedimentos habituais dos Censos e alguns conselhos para alertar e prevenir algumas práticas criminosas que poderão acontecer durante este período de recenseamentos.

As recomendações que constam na campanha incidem sobre a confirmação de identificação do/a recenseador/a e a verificação de e-mails ou sms que poderão ter natureza fraudulenta. Estas recomendações visam alertar a população para situações de burla que podem surgir através do pedido de dados bancários e/ou cobrança de quantias monetárias associadas à participação nos Censos.

Consulte aqui as peças da campanha:

    

APAV inaugura novo Gabinete de Apoio à Vítima em Almada

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Fotografias: Rui Nunes Costa

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima inaugurou, no dia 15 de abril, um novo Gabinete de Apoio à Vítima na cidade de Almada. A cerimónia de inauguração contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e do Presidente da APAV, João Lázaro.

O Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) de Almada funciona num espaço cedido pela CM Almada, localizado na Rua D. João de Castro, n.º 47-A, em Almada.

A abertura do GAV Almada surge na sequência de um Protocolo de Cooperação, assinado entre a CM Almada e a APAV, com o objetivo de criar uma resposta que apoie as vítimas de qualquer tipologia de crime, familiares e amigos/as. O GAV Almada disponibiliza apoio emocional, jurídico, psicológico, social e prático, com atendimento e acompanhamento confidencial e gratuito.

Com a abertura desde novo serviço, a APAV alarga a amplitude da sua rede nacional de serviços de proximidade, que inclui Gabinetes de Apoio à Vítima, Equipas Móveis de Apoio à Vítima, Polos de Atendimento em Itinerância, Sub-Redes Especializadas, Casas de Abrigo, Sistema Integrado de Apoio à Distância e Linha Internet Segura.

Gabinete de Apoio à Vítima de Almada
Rua D. João de Castro, 47-A
2800-106 Almada
dias úteis: 9H30-13H00 / 14H00-17H30
Tel.: 210 541 204
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Alerta | Smishing, um método de burla

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LIS divulgação

Se receber uma mensagem de texto de uma empresa de entrega de encomendas a pedir para clicar num link desconfie e evite clicar no mesmo.

Vários/as utentes reportaram ter recebido um SMS de uma empresa falsa – IPS: Internacional Parcial Service – pedindo para responder a perguntas urgentes para que a sua encomenda não seja devolvida. Ao clicar no link a empresa pede para que o utente confirme o número de telemóvel associado à encomenda, endereço eletrónico e o endereço de entrega. Depois de visto o status da encomenda, o utente é direcionado para outra página de forma a pagar uma alegada taxa alfandegária.

Este método de burla é conhecido por smishing.

Neste esquema, é enviada uma mensagem de texto, SMS ou MMS, em nome de empresas conhecidas ou com nomes semelhantes, comercializadoras de energia, de operadores de telecomunicações, de empresas de entrega de encomendas, de instituição financeira, etc.

Nestas mensagens, por norma, é pedido para clicar num link de forma a "verificar", “atualizar", "reativar" a sua conta, para “confirmar os detalhes para a entrega do pacote” ou indicando que existe algum problema com a sua conta. Poderá ainda receber um SMS indicando que ganhou ou pode ganhar um prémio. 

Ao clicar no link destas mensagens é reencaminhado para uma página que pode aparentar ser o da entidade legítima, mas que na realidade é falsa. Nesta página o utilizador terá de fornecer vários dados pessoais, incluindo o seu cartão de crédito, PIN, password, ou pagar uma determinada quantia para resolver o suposto problema. 

Estes dados poderão ser utilizados para aceder à sua conta de utilizador, receber alguma quantia ou instalar malware no smartphone com o intuito de obter acesso a informação privada e financeira. 

Este esquema – smishing – tira partido da confiança que os utilizadores depositam na informação que chega através de mensagens de texto. Porém, o atacante pode falsificar um número de telefone ou o nome que aparece como remetente do SMS.

Deixamos alguns exemplos:

smishing LIS

smishing LIS 02

smishing LIS 03

A Linha Internet Segura aconselha: 

- Desconfie de mensagens de números de telefone estrangeiros, endereços estranhos ou com português incorreto

- Evite clicar em links que receba em mensagens de texto que não foram solicitados e sem verificar o remetente.

- Não responda a estas mensagens nem telefone para o número que as enviou.

- Não forneça os seus dados pessoais mesmo que as mensagens pareçam ter sido enviadas por empresas fidedignas

- Nunca responda a qualquer mensagem com o PIN, password de acesso ao banco ou outros códigos de segurança

- Não seja precipitado. Este tipo de esquemas tenta criar uma falsa sensação de urgência e que o utente tem pouco tempo para resolver o suposto problema.

- Se ficar na dúvida quanto ao conteúdo da mensagem consulte o site da empresa ou contacte diretamente os operadores da mesma usando os contactos disponibilizados no site oficial destas entidades ou num documento que tenha já em sua posse para confirmar a veracidade da mensagem.

- Entidades governativas, bancárias ou outras empresas legitimas nunca pedem informações pessoais, financeiras ou passwords por mensagem de texto.

- Se respondeu a uma mensagem de Smishing, indicando dados bancários, contacte o seu banco imediatamente.

- Use as mesmas estratégias de segurança que aplica no seu computador no seu telemóvel.

A Linha Internet Segura funciona nos dias úteis das 9h00 às 21h00 através do contacto telefónico gratuito 800 21 90 90 e do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..