CARE | Prevenção da Violência Sexual

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No âmbito do Projeto CARE a APAV apresenta o nono de um conjunto de vídeos informativos sobre violência sexual contra crianças e jovens. Estes vídeos destinam-se a capacitar todas as pessoas sobre estes crimes e a informá-las sobre como pedir ajuda.

A Rede CARE — rede de apoio especializado a crianças e jovens vítimas de violência sexual — nasce do Projeto CARE, que arrancou em 2016 e conta com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian desde o seu início, contando atualmente também com financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social. Como acontece com outras redes especializadas da APAV, a Rede CARE parte do modelo de apoio da APAV para o desenvolvimento de procedimentos próprios, específicos e adequados a esta tipologia de crime.

Além do apoio direto às vítimas de crime e violência, esta rede de apoio especializado tem desenvolvido um trabalho contínuo de formação e sensibilização, tendo, especificamente nesta última, abrangido quase 18.000 participantes.

A culpa nunca é tua.
Se já aconteceu contigo, não fiques em silêncio.
Linha de Apoio à Vítima | 116 006 (dias úteis, 08h-22h)

Questionário | Comportamentos online dos jovens portugueses

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Porque o conhecimento é fundamental, a APAV juntou-se à Geração Cordão num protocolo de investigação sobre os comportamentos online dos jovens portugueses (dos 12 aos 30).
Se tem filhos entre os 12 e os 17, pode autorizar a sua participação neste link e pedir-lhes que respondam ao questionário. Se tem entre 18 e 30 anos ou conhece quem tenha, pode preencher e partilhar o questionário.
Com a participação de todos vamos poder dar orientações práticas para o uso saudável da tecnologia.

Mais informações no site e no Facebook da Geração Cordão.

APAV recebe apoio excecional da Fundação Calouste Gulbenkian

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Logos APAV FCG 2021

É uma enorme honra para a APAV receber da Fundação Gulbenkian um apoio excecional, que pretende apoiar organizações sociais na sua recuperação assim como incentivar a criação de respostas mais adequadas a esta nova realidade social. Agradecemos o reconhecimento que é dado ao nosso trabalho na primeira linha, ao longo destes quase dois anos de pandemia, na defesa e no apoio a quem é vítima de crime.

Mantemos, como sempre, o compromisso de apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima.

Miscellanea APAV #15: Já Disponível

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Miscellanea APAV 15

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta o número #15 da revista Miscellanea APAV. A Miscellanea APAV é uma publicação semestral da APAV que divulga artigos científicos e de reflexão sobre temas relacionados com vítimas de crime ou com apoio à vítima.

Esta 15.ª edição da revista reúne quatro artigos originais: O crime de violência doméstica no Código Penal Português, de Lia Carvalho; Dar visibilidade às vítimas. Uma análise às campanhas publicitárias da APAV, de Ivone Ferreira e Samuel Mateus; A escola enquanto palco de prevenção primária, de Ana Silveira e Catarina Neto; e Projeto SERzinho, Sensibilizar e Educar para os Relacionamento do pré-escolar - Estudo diagnóstico, de Cynthia Silva, Daniela Martinho, Leonor Ribeiro, Mariana Cardoso, Manuela Santos, Natália Cardoso e Rosa Saavedra. Esta edição da revista é ilustrada com fotografias de Isabel Piscalho.

A revista Miscellanea APAV #15 está disponível online: PDF

ALERTA | Esquemas fraudulentos de acesso remoto

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Se receber uma chamada telefónica ou outro contacto no qual lhe peçam para instalar um programa de acesso remoto como o Anydesk, desconfie.

A utilização de programas e aplicações de acesso remoto é cada vez mais frequente. Estes programas permitem acesso total a qualquer dispositivo ligado, sendo possível através dessa ligação ter acesso a documentos, configurar o computador, etc.

Porém, à semelhança de outros casos, estas aplicações são também utilizadas em esquemas fraudulentos.

 

Como é que este esquema fraudulento funciona

Vários utentes reportaram receber chamadas telefónicas de números estrangeiros nas quais os indivíduos apresentam-se como sendo colaboradores de empresas ou instituições fidedignas como a ENISA - Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação, a Microsoft, etc. Estes usam como pretexto para a chamada terem-se apercebido que aquele dispositivo tinha sido alvo de um ataque informático, de ter algum problema relacionado com a conexão à internet ou outra situação semelhante.

Para resolverem o problema pediram aos utentes para instalar o Anydesk no telemóvel/computador e dar-lhes acesso ao dispositivo ou ainda para comprarem um software que iria resolver a situação. Muitas vezes pediram também dados pessoais e as informações de acesso ao banco ou do cartão de crédito.

Ao seguirem estas indicações os utentes dão acesso total aos seus dispositivos e a todas as informações que lá tiverem: documentos, passwords, fotografias, entre outros.

Uma vez mais, este esquema tira partido da confiança dos utilizadores criando também um sentido de urgência para resolver o problema que lhes foi apresentado. 

 

A Linha Internet Segura aconselha:

- Desconfie telefonemas de números de telefone estrangeiros, sobretudo, de telefonemas que surgem inesperadamente;

- Se receber alguma chamada deste tipo, sobre o seu computador e pedindo acesso remoto, desligue;

- Evite clicar em links que receba em mensagens de texto que não foram solicitados e sem verificar o remetente;

- Nunca forneça acesso aos seus dispositivos a estranhos;

- Nunca forneça o PIN, password de acesso ao banco ou outros códigos de segurança; 

- Nunca envie fotografias dos seus cartões de multibanco ou de crédito;

- Não seja precipitado. Este tipo de esquemas tenta criar uma falsa sensação de urgência e que o utente tem pouco tempo para resolver o suposto problema;

- Se ficar na dúvida quanto ao conteúdo da chamada consulte o site da empresa ou contacte diretamente os operadores da mesma usando os contactos disponibilizados no site oficial destas entidades ou num documento que tenha já em sua posse para confirmar a veracidade das informações que lhe foram dadas;

- Use as mesmas estratégias de segurança que aplica no seu computador no seu telemóvel.

 

Se foi vítima deste tipo de burla deverá:

- Contactar de imediato o seu banco. Explique a situação e peça para alterar a sua palavra-passe de acesso à conta bancária online e veja com eles se faz sentido cancelar os cartões de multibanco/crédito e pedir nova emissão dos cartões. Quando receber os ditos cartões garanta que o novo pin não é igual ao que usa atualmente.

- Levar o seu telemóvel e computador a um informático ou técnico semelhante para que sejam analisados e detetados eventuais vírus e malwares que possam ter sido instalados.

- Alterar as palavras-passe da sua conta de e-mail e das contas das redes sociais. 

- Aproveitar para reforçar a privacidade das suas contas não autorizando que terceiros acedam às suas publicações, localização, entre outros.

- Poderá reforçar a segurança destas contas ao passar a fazer uma dupla verificação no login. Poderá inclusive instalar uma aplicação como o Authenticator para esse efeito.

- Não partilhar qualquer password com terceiros.

- Poderá apresentar queixa-crime às autoridades (GNR, PSP ou na Polícia Judiciária - Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica).